Entre as alterações, está a inclusão de uma nova modalidade de associação para pessoas físicas
A Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) realizou, na última quarta-feira (28/8), Assembleias Gerais Ordinária e Extraordinária em formato virtual. Durante o encontro, foram aprovadas propostas importantes, marcando avanços significativos para a entidade.
Entre as deliberações, os associados aprovaram alterações no estatuto da ABTU. Foi incluída a modalidade associativa de pessoas físicas (CPF), permitindo que os novos membros participem das instâncias deliberativas da entidade. Pessoas físicas terão direito à voz, mas não ao voto ou à candidatura, enquanto as pessoas jurídicas mantêm todos os direitos.
Além disso, o processo de convocação para assembleias foi ajustado, permitindo que ele seja realizado por meios eletrônicos, com antecedência mínima de 15 dias úteis. Também houve mudanças no quórum necessário para aprovações importantes, como alterações estatutárias, exclusão de associados e destituição de membros.
Por fim, foi confirmada a continuidade e a evolução da Rede de Intercâmbio de Televisão Universitária (RITU), com o objetivo de melhorar os serviços oferecidos pela ABTU. A perspectiva é criar uma plataforma de streaming e um aplicativo que reúna todos os conteúdos das associadas.
“As decisões reforçam o compromisso da ABTU em fortalecer sua estrutura e garantir a eficiência dos serviços oferecidos aos seus associados”, ressaltou Francisco Machado Filho, presidente da entidade.