Up

Revista ABTU | 2014 | Edição nº 1

Processos de criação e gestão de uma TV Universitária

Autor: Julio Wainer
Resumo:  O número “zero” da Revista ABTU Dossiê TV Universitária: 45 anos de experiência faz um enorme serviço ao reunir textos dispersos sobre as TVs Universitárias (TVUs) dos últimos anos. Neles, podemos acompanhar o pensamento acerca das TVUs nos primeiros anos da TV por assinatura, quando se tornou obrigatória, e refletem as angústias daquilo que sabíamos ser necessário - TVs vinculadas ao ensino superior - mas não sabíamos exatamente o que era ou por onde começar. Neste artigo pretendo discutir aspectos gerais da TV Universitária a partir das citações da revista e estabelecendo conexões com outras áreas do audiovisual. E ao final oferecer alguma experiência na gestão de uma TV Universitária, a TV PUC de São Paulo, que dirijo desde 2006.

Marcas particulares de jornalismo científico em televisões universitárias

Autor: José Dirceu Campos Góes
Resumo: Esse breve artigo acadêmico se propõe a apresentar uma possível definição para o Jornalismo Científico e a relatar a compreensão sobre o termo aludido à especialidade jornalística, desenvolvida pelos editores dos programas “A gente explica”, da TV Mackenzie, “Nova Stella”, da TV PUC, “Conexão Saúde”, da TV Unisa e do “PGM”, da TV USP, exibidos pelo Canal Universitário de São Paulo.

Os desafios da TV UNAERP de Ribeirão Preto para o Mundo

Autor: Hugo Leonatdo Sedassare
Resumo:  Este trabalho tem como objetivo demonstrar como a postagem de vídeos na internet tornou-se uma alternativa na divulgação de programas educativos da TV Unaerp de Ribeirão Preto. A TV universitária, criada há 10 anos, sempre priorizou a veiculação de seus programas por meio da TV por assinatura via cabo e, portanto, de acesso restrito ao público pagante. Desde 2007, a direção da TV Unaerp vem utilizando a web como ferramenta para ampliação da visibilidade, na busca pela democratização da informação e na tentativa de romper a barreira regional limitada pelo espectro local. Para embasar esse estudo, foi utilizada pesquisa bibliográfica sobre a história e o desenvolvimento das TVs universitárias no Brasil, e análise de material empírico da TV universitária, do site e das redes sociais integradas à TV.

As limitações impostas pela legislação aos canais universitários – Estudo de caso da TV UNAERP

Autora: Lígia Aguila Ferreira
Resumo: As TVs Universitárias são emissoras vinculadas diretamente às universidades, centros universitários ou instituições de ensino superior (IES). A partir da Lei Federal n.º 8.977/95, conhecida como “Lei da Televisão a Cabo”, ganham espaço legal nos chamados “canais básicos de utilização gratuita”, que são aqueles voltados às Universidades e Instituições de Ensino Superior, organizações comunitárias, Câmaras Municipais de Vereadores, Assembleias Legislativas dos Deputados e Senado Federal. São legalmente constituídas como emissoras públicas e de acordo com o Decreto-Lei nº 236 de 1967, primeiro diploma legal que faz a separação entre radiodifusão e radiodifusão educativa, são proibidas de receber qualquer tipo de doação, patrocínio e de veicular publicidade. O objetivo geral da pesquisa foi analisar as dificuldades enfrentadas pelas TVs universitárias decorrentes da falta de recursos, que poderiam ser sanados através da venda de espaço publicitári

Novas tecnologias móveis como plataformas de produção: participação do público e novos conteúdos para a televisão pública

Auotra: Graciele Bruno
Resumo:  A televisão tem passado por mudanças na forma de produção e recepção e permanece forte na preferência do público. Esse artigo tem como proposta apresentar de forma incipiente como as novas tecnologias móveis podem contribuir para a construção de uma programação plural e diversificada, atendendo ao anseio de participação do público, especialmente nas emissoras públicas. Traz ainda como referência desse cenário o quadro Outro Olhar da TV Brasil.

Televisão digital e divulgação científica

Autor: Rene Lopez
Resumo:  Este trabalho é resultado das pesquisas desenvolvidas por este autor dentro do Programa de Pós Graduação em Televisão Digital da Universidade Estadual Paulista. Neste trabalho, buscou-se aproximar as áreas de divulgação científica e de produção para televisão digital interativa. Para isso, foi proposto um programa televisivo de divulgação científica, no qual o uso da interatividade é pensado como um espaço para refletir sobre o fenômeno científico apresentado, testando conceitos e levantando hipóteses.

TV Social: A integração das redes sociais com a televisão digital interativa

Autoras: Karla Rossana Francelino Ribeiro Noronha e Olga Maria Tavares
Resumo: Este artigo tem o objetivo de apresentar a TV Social e refletir sobre sua característica mais importante: a integração da TV Digital Interativa com as redes sociais. Através das comunidades virtuais, milhares de telespectadores têm discutido os programas televisivos que assistem diariamente. Por isso, temos que discutir sobre a convergência tecnológica e as reconfigurações midiáticas, pois o processo de construção e interpretação da TV tem se transformado devido às novas possibilidades de interação das diversas plataformas midiáticas, através da construção coletiva de conteúdo televisivo e garantido a participação ativa do telespectador. É necessário discutirmos como esta integração pode ajudar a melhorar a grade de programação das TVs públicas e ampliar o acesso da sociedade à informação e educação de qualidade, observando que as discussões dentro das comunidades virtuais podem influenciar diretamente na produção de programas de TV interativos que atendam às necessidades dos cidadãos.

A apropriação da convergência midiática na divulgação científica

Autora: Paula Cecília de Miranda Marques
Resumo: A televisão tradicional com fluxo unilateral, aos poucos, cede espaço para o diálogo com seu espectador. Este trabalho sugere que essa troca de informações pode ser benéfica no âmbito da divulgação científica feita pelas televisões universitárias. Mais que a absorção passiva de conteúdos, o receptor, agora também visto como produtor, poderia influenciar na escolha dos temas e expandir a experiência cognitiva com a possibilidade de, a partir da internet, questionar e aproximar o conhecimento de seu cotidiano.

Reflexões necessárias sobre a comunicação pública

Autor: Pedro Ortiz
Resenha

 
 
Associação Brasileira de Televisão Universitária - ABTU

Sobre a ABTU

A ABTU - Associação Brasileira de Televisão Universitária foi fundada em 30 de outubro de 2000 para congregar as Instituições de Ensino Superior (IES) que produzem TV educativa e cultural. Dezenas de IES, de todo o país, vêm se lançando no desafio da comunicação desde meados dos anos 1990 para fazer com que o conhecimento científico chegue ao grande público. A ABTU é o instrumento político e técnico para a articulação deste grande esforço coletivo.

Contato

Endereço: Rua Agostinho Cantu, 163 - Butantã – São Paulo - CEP 05501-010

Telefone:   (11) 3225-0267

Assistente financeiro - Priscila Lauer - abtu@abtu.org.br

Assessoria de imprensa - Danielle Moura - comunicacao@abtu.org.br