Revista ABTU | 2014 | Edição nº 1
Autor: Julio Wainer
Resumo: O número “zero” da Revista ABTU Dossiê TV Universitária: 45 anos de experiência faz um enorme serviço ao reunir textos dispersos sobre as TVs Universitárias (TVUs) dos últimos anos. Neles, podemos acompanhar o pensamento acerca das TVUs nos primeiros anos da TV por assinatura, quando se tornou obrigatória, e refletem as angústias daquilo que sabíamos ser necessário - TVs vinculadas ao ensino superior - mas não sabíamos exatamente o que era ou por onde começar. Neste artigo pretendo discutir aspectos gerais da TV Universitária a partir das citações da revista e estabelecendo conexões com outras áreas do audiovisual. E ao final oferecer alguma experiência na gestão de uma TV Universitária, a TV PUC de São Paulo, que dirijo desde 2006.
Autor: José Dirceu Campos Góes
Resumo: Esse breve artigo acadêmico se propõe a apresentar uma possível definição para o Jornalismo Científico e a relatar a compreensão sobre o termo aludido à especialidade jornalística, desenvolvida pelos editores dos programas “A gente explica”, da TV Mackenzie, “Nova Stella”, da TV PUC, “Conexão Saúde”, da TV Unisa e do “PGM”, da TV USP, exibidos pelo Canal Universitário de São Paulo.
Autor: Hugo Leonatdo Sedassare
Resumo: Este trabalho tem como objetivo demonstrar como a postagem de vídeos na internet tornou-se uma alternativa na divulgação de programas educativos da TV Unaerp de Ribeirão Preto. A TV universitária, criada há 10 anos, sempre priorizou a veiculação de seus programas por meio da TV por assinatura via cabo e, portanto, de acesso restrito ao público pagante. Desde 2007, a direção da TV Unaerp vem utilizando a web como ferramenta para ampliação da visibilidade, na busca pela democratização da informação e na tentativa de romper a barreira regional limitada pelo espectro local. Para embasar esse estudo, foi utilizada pesquisa bibliográfica sobre a história e o desenvolvimento das TVs universitárias no Brasil, e análise de material empírico da TV universitária, do site e das redes sociais integradas à TV.
Autora: Lígia Aguila Ferreira
Resumo: As TVs Universitárias são emissoras vinculadas diretamente às universidades, centros universitários ou instituições de ensino superior (IES). A partir da Lei Federal n.º 8.977/95, conhecida como “Lei da Televisão a Cabo”, ganham espaço legal nos chamados “canais básicos de utilização gratuita”, que são aqueles voltados às Universidades e Instituições de Ensino Superior, organizações comunitárias, Câmaras Municipais de Vereadores, Assembleias Legislativas dos Deputados e Senado Federal. São legalmente constituídas como emissoras públicas e de acordo com o Decreto-Lei nº 236 de 1967, primeiro diploma legal que faz a separação entre radiodifusão e radiodifusão educativa, são proibidas de receber qualquer tipo de doação, patrocínio e de veicular publicidade. O objetivo geral da pesquisa foi analisar as dificuldades enfrentadas pelas TVs universitárias decorrentes da falta de recursos, que poderiam ser sanados através da venda de espaço publicitári
Auotra: Graciele Bruno
Resumo: A televisão tem passado por mudanças na forma de produção e recepção e permanece forte na preferência do público. Esse artigo tem como proposta apresentar de forma incipiente como as novas tecnologias móveis podem contribuir para a construção de uma programação plural e diversificada, atendendo ao anseio de participação do público, especialmente nas emissoras públicas. Traz ainda como referência desse cenário o quadro Outro Olhar da TV Brasil.
Autor: Rene Lopez
Resumo: Este trabalho é resultado das pesquisas desenvolvidas por este autor dentro do Programa de Pós Graduação em Televisão Digital da Universidade Estadual Paulista. Neste trabalho, buscou-se aproximar as áreas de divulgação científica e de produção para televisão digital interativa. Para isso, foi proposto um programa televisivo de divulgação científica, no qual o uso da interatividade é pensado como um espaço para refletir sobre o fenômeno científico apresentado, testando conceitos e levantando hipóteses.
Autoras: Karla Rossana Francelino Ribeiro Noronha e Olga Maria Tavares
Resumo: Este artigo tem o objetivo de apresentar a TV Social e refletir sobre sua característica mais importante: a integração da TV Digital Interativa com as redes sociais. Através das comunidades virtuais, milhares de telespectadores têm discutido os programas televisivos que assistem diariamente. Por isso, temos que discutir sobre a convergência tecnológica e as reconfigurações midiáticas, pois o processo de construção e interpretação da TV tem se transformado devido às novas possibilidades de interação das diversas plataformas midiáticas, através da construção coletiva de conteúdo televisivo e garantido a participação ativa do telespectador. É necessário discutirmos como esta integração pode ajudar a melhorar a grade de programação das TVs públicas e ampliar o acesso da sociedade à informação e educação de qualidade, observando que as discussões dentro das comunidades virtuais podem influenciar diretamente na produção de programas de TV interativos que atendam às necessidades dos cidadãos.
Autora: Paula Cecília de Miranda Marques
Resumo: A televisão tradicional com fluxo unilateral, aos poucos, cede espaço para o diálogo com seu espectador. Este trabalho sugere que essa troca de informações pode ser benéfica no âmbito da divulgação científica feita pelas televisões universitárias. Mais que a absorção passiva de conteúdos, o receptor, agora também visto como produtor, poderia influenciar na escolha dos temas e expandir a experiência cognitiva com a possibilidade de, a partir da internet, questionar e aproximar o conhecimento de seu cotidiano.
Autor: Pedro Ortiz
Resenha