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Revista ABTU | 2024 | Edição nº 11

TVs universitárias no Brasil: o cenário atual das TVs universitárias público-estatais no contexto da digitalização

Autores: Ana Beatriz Diniz, Danty Alves, Lorenzo Mello, Rafaela Gama e Carine Prevedello
Resumo: Na segunda década deste século, os fenômenos relacionados à convergência digital deslocaram as TVs universitárias do modelo predominante de WebTVs, centrado em sites e retransmissão de programação linear - característico da fase inicial da internet -, para novos canais de mídia associados à diversificação das redes digitais. Considerando as contradições características do espectro da Televisão no Brasil, tanto nos canais abertos quanto a cabo (campo de expansão das emissoras ligadas às universidades), bem como a brecha para a democratização que apresentam as fases de transformação tecnológica, o artigo avalia as adaptações nos modelos universitárias público-estatais nos últimos dez anos. A partir de discussões iniciadas em pesquisas anteriores, a proposta também atualiza o conjunto de canais associados às Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs) públicas nas capitais e cidades do interior do país.

Universidade: a vida é mais - a TV universitária como uma experiência de alteridade

Autor: Fernando Favaretto
Resumo: O texto reflete sobre a experiência do programa “Universidade: a vida é mais”, produzido em uma televisão universitária, no desenvolvimento do qual quatro estudantes de jornalismo e quatro estudantes de outros cursos de graduação se encontraram para falar de suas trajetórias na universidade e para além dela. O programa se propôs a uma escuta do outro, a uma abertura para o que o outro tema dizer, como forma de propor modos de pensar a formação acadêmica, técnica, pessoal e cidadã de futuros profissionais. A partir de contribuições teóricas de autores como Michel Foucault e Rosa Maria Bueno Fischer, o  artigo reflete como se dão os processos de transformação desses estudantes, por meio das narrativas de si, dos movimentos do próprio pensamento, das relações com o outro, da experiência de alteridade construída a partir do ambiente universitário.

A teleaula e as possibilidades de educação mediada por tecnologias digitais

Autores: Ana Paula Silva Ladeira Costa e Marcelo Henrique da Costa
Resumo: Este artigo apresenta resultados preliminares de uma pesquisa que investiga metodologias capazes de melhorar o processo de ensino e de aprendizagem no Programa Goiás Tec, projeto que atende cerca de 10 mil estudantes de populações rurais e de difícil acesso, comunidades quilombolas e indígenas no estado de Goiás. Para melhor compreensão dos processos de realização dessas produções audiovisuais do Goiás Tec, foi realizada análise de teleaulas previamente gravadas, junto a 16 professores do projeto. Foram observados aspectos técnicos das teleaulas enquanto um produto audiovisual, com a finalidade de aprimorar a comunicação audiovisual no ensino.

A relevância das televisões comunitárias na democracia brasileira

Autora: Maria Alice Campos
Resumo: Os canais comunitários são essenciais para-a promoção da liberdade de expressão e participação cidadã em democracias contemporâneas. Originados a partir de influências do cinema documental e consolidados a partir dos anos 1960, esses meios operam como entidades sem fins lucrativos, oferecendo uma voz autônoma e imparcial às comunidades locais. Além de difundir ideias e culturas específicas, promovem a diversidade social e cultural, capacitando os cidadãos na produção de conteúdos audiovisuais. Apesar de desafios como a falta de reconhecimento legislativo e recursos limitados, os canais comunitários são cruciais para enriquecer a esfera pública, fomentando o engajamento cívico e a participação democrática.

O streaming como modelo de negócio na TV aberta brasileira: desafios e oportunidades

Autores: Marcio Custódio e Francisco Machado Filho
Resumo: A convergência midiática é um tema de destaque nos estudos contemporâneos de comunicação, evidenciando a estreita interação entre diversas plataformas, como televisão e streaming, seja por meio de conteúdo sob demanda (VOD) ou transmissões ao vivo. Diante desse cenário, esta pesquisa se propôs a investigar os desafios e oportunidades desse modelo de negócio nos streamings da TV aberta brasileira. O estudo concentrou-se em analisar dois importantes players do mercado: o Globoplay, com seu modelo híbrido, assinatura (SVOD) e gratuito (Free VOD), e o SBT Vídeos, que oferece seu conteúdo na modalidade gratuita (Free VOD). O objetivo deste estudo foi examinar os modelos de negócios adotados pelas respectivas emissoras, buscando identificar práticas eficazes que possam contribuir para o desenvolvimento de modelos sustentáveis e sólidos.

Construção colaborativa de memória coletiva digital

Autores: José Dias Paschoal Neto, Nicoly Gomes Serrano e Hugo Maciel
Resumo: O Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino, FAE, localizada em São João da Boa Vista, interior de São Paulo, forma profissionais há mais de 60 anos nas mais diversas áreas do conhecimento. Com profundas raízes na cidade e região, a documentação sempre esteve entre as atividades desenvolvidas nos cursos de comunicação, jornalismo e publicidade e propaganda, nas disciplinas de produção fotográfica, televisão, produção audiovisual, mídias digitais, entre outras e na própria estrutura institucional de divulgação. Com a criação da TV UNIFAE, em 2013, projetos como Memória Viva e UNIFAE Filmes, ampliaram as produções de documentários e audiovisuais, além de conteúdos de divulgação científica, recebendo, inclusive, prêmios nacionais e internacionais. Por este compromisso em registrar histórias e memórias, a UNIFAE recebeu, em doação, da Procultura Incubadora Cultural, um acervo de fotos históricas com mais de quatro décadas de registros. Este artigo revela como o Projeto de Iniciação Científica. “Oh, Terra Encantada: Comunicação, História e Memória”, iniciado em 2023, organizou, digitalizou e tornou publico o acervo com mais de 400 fotos digitalizadas e apresenta a continuidade da proposta, com o novo projeto de IC, aprovado para 2024/2025: “Projeto Construção colaborativa e interativa de memória coletiva digital”. A metodologia envolveu pesquisa, levantamento, seleção, organização do material original e posterior digitalização de fotos, quadros e negativos em vidro. Para isso, foi montada uma estrutura técnica no Labcom, com apoio do Prof. Assistente Hugo Maciel, da TV UNIFAE. Os resultados destacam a imensa riqueza do acervo que está acessível por meio de um website criado para que a comunidade possa interagir, virtualmente, colaborando na identificação das fotos. O projeto se apresenta como viés de comunicação pública e propõe um trabalho colaborativo na identificação das fotos para criar memória coletiva.

Midiartivismo a favor da desnaturalização da violência contra pessoas negras pela mídia

Autora: Hemylle Silva Nunes dos Santos
Resumo: A mídia desempenha um papel importante na construção de representações sociais e na disseminação de ideias. Assim, é possível entender que a sub-representação de histórias positivas e diversificadas na mídia, envolvendo personagens negros, contribui para a naturalização da violência contra pessoas negras e para a constante estigmatização dessas pessoas na vida fora das telas, no cotidiano. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo analisar o modo como o midiartivismo atua na desnaturalização dessa violência a partir das produções Café com Canela (2017) e Até o Fim (2020), realizações da produtora independente Rosza Filmes. Utilizando-se de pesquisa bibliográfica, documental e análise de conteúdo, o trabalho explora as relações entre raça e mídia, violência simbólica e o uso da arte como ferramenta de ativismo social, evidenciando o potencial transformador dessas iniciativas no contexto midiático brasileiro contemporâneo.

TV UNIFAE investe na divulgação científica com produções em série para crianças e transmissões ao vivo

Autores: José Dias Paschoal Neto e Marcelo Gonçalves
Ensaio

TV Universitária: um sonho teimoso e resiliente

Autor: Alexandre Kieling
Resenha

 
 
Associação Brasileira de Televisão Universitária - ABTU

Sobre a ABTU

A ABTU - Associação Brasileira de Televisão Universitária foi fundada em 30 de outubro de 2000 para congregar as Instituições de Ensino Superior (IES) que produzem TV educativa e cultural. Dezenas de IES, de todo o país, vêm se lançando no desafio da comunicação desde meados dos anos 1990 para fazer com que o conhecimento científico chegue ao grande público. A ABTU é o instrumento político e técnico para a articulação deste grande esforço coletivo.

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