Up

Revista ABTU | 2018 | Edição nº 5

Rede de intercâmbio de televisão universitária brasileira: uma experiência de difusião científica cultural

Autores: Claudio Márcio Magalhães e Fernando José Garcia Moreira
Resumo: As TVs universitárias (TVU) são um tanto desconhecidas. No entanto, percebe-se que há um crescimento significativo nas comunidades ibero-americanas. O Brasil é o seu maior expoente, com mais de 150 emissoras e a maior entidade política do mundo. Seu crescimento e sua atuação devem-se, prioritariamente, ao empreendedorismo, formação de redes e a inovação de suas equipes (professores, alunos, funcionários). A proposta deste trabalho é desvelar um pouco desta faceta das TVUs brasileiras na esperança de incentivar o ensino superior a pensar em sua comunicação audiovisual como um instrumento de inovação de suas práticas. Para isso, pesquisou-se e analisou-se publicações de artigos do segmento em busca de referenciais de empreendedorismo e inovação. Como resultado, um relato de parte das experiências que ilustram a atuação das televisões universitárias no Brasil e de que maneira elas podem ser reproduzidas.

Um cenário em constante mudança: o exercício diário das TVs Universitárias da Rede Prosa

Autor: Marcus Staudt
Resumo: O artigo busca inicialmente expor as características das TVs Públicas no Brasil priorizando o trabalho executado pelas TVs Universitárias e as dificuldades de se atuar em um contexto de constante mudança no espaço acadêmico e de formação de futuros profissionais. A partir disto, teóricos contextualizam a evolução do meio até chegar ao momento atual de ações construídas em conjunto - em rede, como forma de colaboração e cooperação no sentindo de sustentação das emissoras Universitárias. Conclui-se que cresce a necessidade e a importância de se ter a visão do diálogo e de ações pensadas, sendo executadas de maneira colaborativa e que se traduzam em redução de custos para as emissoras e ampliação de conteúdos, auxiliando no fazer diário das TVs Universitárias e consequentemente, dando um leque maior de opções para os telespectadores.

Veredas de um programa ambiental no contexto do jornalismo público para televisão

Autor: Adriano Medeiros da Rocha
Resumo: A proposta deste artigo é promover mecanismos reflexivos a respeito do caminho desenvolvido pela equipe da TV UFOP na constituição do mais novo programa da emissora. Embrionado dentro de uma TV pública, de vertente educativa, Veredas pretende contribuir para os processos de educação ambiental, ecoturismo e para o desenvolvimento sustentável da região dos Inconfidentes, em Minas Gerais. Dessa maneira, conceitos próprios do jornalismo ambiental e da TV pública serão apresentados como elementos teóricos fundamentais na elaboração deste produto televisivo e desta pesquisa, que pretende também apresentar as principais características construtoras e de linguagem utilizadas para a criação deste programa televisivo

O impeachment na televisão pública: pluralidade e diversidade?

Autoras: Bruna Santos de Almeida Andrade e Maria Helena Weber
Resumo: Neste artigo buscamos compreender algumas características do debate público sobre o processo de impeachment através da análise de 20 matérias, dos dias 18 de abril de 2016 e do dia 12 de maio de 2016, do telejornal Repórter Brasil Noite, da TV Brasil. Analisamos a participação das diferentes redes de comunicação no debate público sobre o processo de impeachment e, a partir disso, pretendemos verificar a pluralidade das vozes trazidas para o debate pelo telejornalismo dessa emissora. Além disso, também são analisados aqui alguns aspectos que nos permitem compreender se essas vozes refletem alguns critérios de diversidade importantes para o jornalismo na televisão pública. Este trabalho se articula em torno de dois eixos: comunicação pública e visibilidade, e televisão pública e jornalismo.

Comunicação e Educação: A Contribuição da TV Câmara Natal na Esfera Pública

Autora: Denise Cortez da Silva Accioly
Resumo: Uma das principais funções das TVs Legislativa é proporcionar ao cidadão a participação na esfera pública, a partir do debate político. Criada em fevereiro de 2003, a TV Câmara Natal foi o primeiro canal legislativo do Norte-Nordeste. Este artigo refere-se a uma pesquisa que tem como objetivo refletir sobre o papel desempenhado pela TV Câmara Natal, na esfera pública, e sua contribuição para a formação cidadã dos indivíduos. Fundamenta-se nas ideias de Jürgen Habermas, sobre o conceito de esfera pública, que enfatiza a relevância de se repensar sobre a mídia, considerando os efeitos socioculturais que ela exerce. Como caminhos metodológicos utilizamos uma entrevista realizada com a Diretora da TV Câmara Natal, assim como uma observação não participante na TV e a pesquisa bibliográfica. Constatamos que a TV Câmara Natal se tornou um diferencial do trabalho do Legislativo.

Equidade e Televisão Pública: Uma análise sobre os efeitos da aplicação do Estatuto da Igualdade Racial no Programa Nação, direcionado ao público Negro da TVERS

Autor: Wagner Machado da Silva
Resumo: O presente artigo tem por objetivo suscitar a reflexão sobre a comunicação e a igualdade na televisão pública, sobretudo no Rio Grande do Sul. Para tanto, a pesquisa faz uma análise dos efeitos do Estatuto da Igualdade Racial no Programa Nação, direcionado ao público negro da TVERS. A partir do concurso público de 2014 – o primeiro pelo sistema de cotas raciais –, realizado pelo governo estadual, houve a contratação de jornalistas negros, contribuindo no fortalecimento, empoderamento e pertencimento da identidade étnica afro-brasileira, ações que permeiam o imaginário desse premiado programa e da emissora. Porém, em nome da austeridade fiscal, o atual governo optou pelo fim da fundação que gere a TVERS, o que está ocasionando a demissão dos funcionários públicos e consequentemente a extinção do Nação.

Os “modos” do documentário, e seus limites

Autor: Julio Wainer
Resumo: Este artigo procura localizar a importância da classificação proposta por Bill Nichols para documentários, e seu impacto na comunidade universitária. Pretende dar pistas de como os “modos do documentário”, tal como propostos no livro Introdução ao Documentário, podem ajudar equipes universitárias de produção de documentários bem como aos professores que os orientam.

 
 
Associação Brasileira de Televisão Universitária - ABTU

Sobre a ABTU

A ABTU - Associação Brasileira de Televisão Universitária foi fundada em 30 de outubro de 2000 para congregar as Instituições de Ensino Superior (IES) que produzem TV educativa e cultural. Dezenas de IES, de todo o país, vêm se lançando no desafio da comunicação desde meados dos anos 1990 para fazer com que o conhecimento científico chegue ao grande público. A ABTU é o instrumento político e técnico para a articulação deste grande esforço coletivo.

Contato

Endereço: Rua Agostinho Cantu, 163 - Butantã – São Paulo - CEP 05501-010

Telefone:   (11) 3225-0267

Assistente financeiro - Priscila Lauer - abtu@abtu.org.br

Assessoria de imprensa - Danielle Moura - comunicacao@abtu.org.br