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Revista ABTU | 2020 | Edição nº 7

ABTU, 20 anos. a universidade conquista a televisão

Autores: Gabriel Priolli, Cláudio Magalhães e Fernando Moreira

O público da UnBTV no YouTube: perfil, características e comportamentos

Autora: Bruna Lara de Castro Manso
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de identificar o perfil, o comportamento e as características do público da UnBTV no Youtube, rede social de maior audiência da emissora. Para tal, foi selecionado um período de análises de doze meses, o ano de 2019. Três sistemas foram utilizados para levantar e fornecer elementos de análises das informações, Google Analytics, Youtube Analytics e o software Reportei. Há uma predominância de público, em termos da quantidade de visualizações, formado por usuários mais jovens, homens, com preferência por produções no estilo de entrevistas e conversas, sendo a principal fonte do tráfego a busca por palavras chave no campo de pesquisa do Youtube. Destaca-se a dificuldade de fidelização do público, uma vez que a imensa maioria dos usuários que assistiram aos vídeos não estavam inscritos no canal, o que por outro lado revela um potencial de crescimento.

As televisões universitárias brasileiras à luz do mapa 4.0

Autor: Ricardo Borges Oliveira
Resumo: Este artigo analisa as Televisões Universitárias brasileiras e apresenta resultados prévios do quarto mapeamento dessas emissoras. O estudo busca ainda identificar as dificuldades, os desafios e as alternativas encontradas pelas TVUs. Os dados levantados comprovam o crescimento das TVs Universitárias no país, em especial na web. Percebe-se que a ocupação no ambiente online tem sido um caminho viável para as TVUs superarem as limitações financeiras e interagirem com o seu público. 

O ensino da história através da televisão: a hibridização científico-cultural na narrativa visual e de produção do programa Diálogos Mediterrânicos

Autor: Carlos Alberto Debiasi
Resumo: A divulgação científica é uma área da comunicação preocupada com a popularização da Ciência através dos meios de comunicação. Tem também função educacional importante uma vez que promove a reflexão e tem o desafio constante de levar conceitos abstratos a diferentes audiências. Este artigo analisa a empreitada do programa Diálogos Mediterrânicos, criado pela UFPRTV em parceria com o Nemed (Núcleo de Estudos Mediterrânicos) vinculado ao curso de história da UFPR. O produto foi fruto do esforço dos professores do Núcleo que trouxeram o conhecimento e o apuro acadêmico ao programa e os jornalistas da UFPRTV que trabalharam para a adaptação desse conteúdo em um formato que fosse adequado ao público-alvo da emissora. O programa Diálogos Mediterrânicos tem como tema as inúmeras contribuições e hibridizações realizadas pela filosofia mediterrânica no âmbito das Américas.

Recantar Caruaru: produção transmídia de conteúdos para a TV Pernambuco

Autores: Rodrigo Miranda Barbosa, Amilcar Bezerra, Diego Gouveia
Resumo:A TV Pernambuco é uma empresa pública estatal de comunicação e, em 2018, lançou um edital para pesquisa sobre TV digital, novas mídias e inovação na comunicação pública. O curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco em Caruaru (PE) foi um dos ganhadores com um projeto que se propôs a contar histórias sobre a cidade a partir de músicas. Para isso, foi criada uma proposta transmídia, em uma pesquisa-ação, centrada em interprogramas para televisão que têm seus conteúdos lançados em um site e também nas redes sociais on-line. A proposta deste artigo é apresentar os resultados do trabalho. Para isso, além de uma revisão bibliográfica sobre televisão e cultura da convergência, também são mostrados os produtos gerados. Por fim, considera-se a iniciativa importante por estimular a participação social em uma emissora pública. 

A " Nova TV Brasil" é pública? Uma análise de conteúdo da programação jornalística da emissora da EBC

Autores: Rose Malu Carvalho de Sousa Bezerra
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a reflexão analítica da programação jornalística da chamada “Nova TV Brasil”, emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), assim denominada desde abril de 2019. A pesquisa debate o atendimento dessa reconfiguração da emissora, unida à TV estatal NBR, ao caráter público do Serviço. Para tanto, se realiza uma abordagem das condições de origem da TV Brasil, do conceito de Serviço de Radiodifusão Pública e da sua gênese legal — com foco na Lei nº 11.652, de 2008, conhecida como Lei da EBC, e no princípio da complementaridade presente a Constituição Federal brasileira de 1988. Metodologicamente, para analisar o conteúdo jornalístico da emissora, selecionamos três programas que integram a nova reformulação do canal: o programa de entrevistas “Impressões”, o telejornal “Brasil em Dia” e o telejornal produzido em flashes, “Governo Agora”. Os resultados da presente pesquisa tensionam a constatação do enviesamento político-partidário de tais conteúdos. 

TVs Legislativas no Brasil: histórico, regulação e perspectiva

Autora: Maria Carolina Silva Rocha Vieira
Resumo: A partir da Lei da Cabodifusão, o Poder Legislativo teve garantido canais gratuitos na TV a cabo, o que deu início às TVs Legislativas. Seus objetivos evoluíram da prioridade à transmissão de sessões plenárias para a produção de conteúdo que não só divulgasse a atividade parlamentar, mas também representasse informação de utilidade pública. Ao mesmo tempo em que estabelecem uma nova forma de comunicação pública no âmbito estatal, outras questões surgem, por exemplo, quanto à regulação e alcance. Este artigo traz um histórico da implantação e crescimento das TVs Legislativas, levando em conta o quanto a legislação existente, ou a falta dela, pode moldar suas configurações e dilemas. O trabalho ainda se propõe a ouvir profissionais da área, levantando visões sobre o presente e perspectivas quanto ao futuro destas emissoras.

Novas possibilidas à luz do design audiovisual nas TVs legislativas

Autores: Rodolpho Raphael de Oliveira Santos, Valdecir Backer 
Resumo: As TVs Legislativas vêm passando por grandes e constantes mudanças. Ao mesmo tempo, muito se discute acerca do papeis que elas têm na construção de uma sociedade politizada. Desta forma, o presente trabalho, visa discutir a aplicação do design audiovisual nestas emissoras, o que comprova que existe de fato audiência, porém de forma fragmentada a partir da propagação do conteúdo construído pelos seus respectivos produtores. Ao mesmo tempo, os grandes eventos não fazem com que apenas a audiência no âmbito televisivo cresça, mas também na própria internet. Isso nos faz pensar que ao utilizar um conteúdo veiculado pela TV e modificá-lo fomentando a criação de uma mídia viral, tem-se no público e nos participantes deste processo verdadeiros hospedeiros de informações e conteúdo.

Por um bom dia e boa noite para todos: um estudo sobre o acesso à informação para o surdo através do telejornalismo

Autores: Vanessa Massoni e Marcus Staudt
Resumo: O bom dia e boa noite dado pelos âncoras assim que um telejornal se inicia tornou-se uma marca para o telejornalismo. Porém, a fala só se torna um ícone para quem consegue ouvi-la e compreendê-la. Diante disso, investigar como acontece o acesso à informação de qualidade através do telejornalismo para os surdos se torna imprescindível. Este trabalho é uma pesquisa qualitativa e descritiva. Analisamos os telejornais Jornal do Almoço (RBS TV) e Jornal da Cultura (TV Cultura) nos meses de setembro de 2018 e 2019 e as respostas obtidas por meio de um questionário online aplicado aos surdos frequentadores da Associação de Surdos de Lajeado (Asla). Os resultados concluem que os surdos enfrentam dificuldades e para que se informem de forma independente e satisfatória por meio da televisão, são necessários dois recursos: closed caption e a janela de Libras, dando a opção de escolha para o indivíduo.

TV Digital no Brasil: estudos sobre a transição analógico-digital em Brasília e Belo Horizonte

Autor: Fernando Carlos Moura

 
 
Associação Brasileira de Televisão Universitária - ABTU

Sobre a ABTU

A ABTU - Associação Brasileira de Televisão Universitária foi fundada em 30 de outubro de 2000 para congregar as Instituições de Ensino Superior (IES) que produzem TV educativa e cultural. Dezenas de IES, de todo o país, vêm se lançando no desafio da comunicação desde meados dos anos 1990 para fazer com que o conhecimento científico chegue ao grande público. A ABTU é o instrumento político e técnico para a articulação deste grande esforço coletivo.

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