Revista ABTU | 2021 | Edição nº 8
Autor: Bruno Lara de Castro Manso
Resumo: presente artigo tem o objetivo de compreender a estrutura e a dindmica de atuação dos perfis nas redes sociais gerenciados por televisdes ligadas a Associagdo Brasileira de Televisdo Universitaria — ABTU. Para tal, foi elaborado um questionario produzido a partir da plataforma Google Form contendo perguntas abertas e fechadas. O link do documento foi enviado através de variados canais a todas as 34 televisdes associadas, das quais houve retorno de 19 delas. Entre os principais resultados, destacam-se: ter visibilidade e divulgar a produção são os dois maiores objetivos das gestdes dos perfis; o principal tema de divulgagdo apontado foi sobre assuntos institucionais; Facebook e Youtube são as duas redes mais usadas, sendo o Facebook considerado o que mais apresenta resultados satisfatorios para os objetivos da TV nas redes sociais; a maior dificuldade é conquistar engajamento do publico.
Autor: Ricardo Borges Oliveira
Resumo: Este artigo analisa as interações estabelecidas no YouTube, a fim de compreender os interesses, as necessidades e as percepções dos usuários em relação às produções das TVUs. Na definição do corpus de análise, utilizou-se o critério do meio de transmissão: aberta e YouTube, cabo e YouTube e apenas no YouTube (WebTVU). Dessa forma, realizou-se uma análise de conteúdo dos comentários postados nos quinze vídeos mais assistidos da TV Unesp, da UnBTV e da TV UFBA. O estudo classifica as produções em três tipos e propõe dez categorias de análise dos comentários. Os dados levantados apontam que a maioria dessas interações é positiva às TVUs.
Autores: Helena Cláudia Fernandes dos Santos; Fernando Alberto Torres Moreira; Adriana Helena Santos Moreira Silva
Resumo: O presente artigo tem como proposta refletir sobre a Televisão Universitária e a representação das identidades culturais para seus públicos. Estabelece para esse estudo, um olhar sobre a proposta da TV Unifor, emissora da Universidade de Fortaleza, no estado do Ceará, instituída em agosto de 2005. O recorte de estudo da programação vai de 2018 a 2020. Vislumbra-se, desse modo, averiguar como se dá a recepção da programação da emissora em seus conteúdos pelos atores sociais, considerados partícipes dessa construção. Busca-se perceber ainda, como a concepção de cultura que a grade de programação propõe repercute para a comunidade acadêmica e como essa a identifica. Definem-se como base para esse trabalho os Estudos Culturais com o intuito de iluminar as reflexões aqui pontuadas. Adota-se essa perspectiva a partir das ponderações surgidas nesse campo, de forma organizada, no dizer de Ecosteguy (2001), por meio do Centre for Contemporary Cultural Studies (CCCS), na Inglaterra, fundado por Richard Hoggart, estudioso da Universidade de Birmingham em 1964. Constroem-se a partir daí uma trajetória constante de leituras e articulações concretizadas posteriormente por diversos pesquisadores do tema.
Autor: Julio Wainer
Resumo: A recém implantação da plataforma VOD (Video on Demand) na PUC SP, a PUC PLAY (https://www.pucsp.br/pucplay), no ar desde 10 de março de 2021, é discutida no âmbito da prática audiovisual da instituição nos últimos 40 anos. São mostradas algumas características tecnológicas da plataforma, opções de design e catalogação, e são comentadas as suas potencialidades, seus limites e restrições. É feito um breve histórico do audiovisual na Universidade, seu contexto histórico e suas práticas originais. Por fim, o conceito de “Arqueologia das mídias” ajuda a perceber a riqueza das publicações, no contexto do pesquisador do audiovisual e aponta os primeiros caminhos de sua utilização pela Universidade.
Autores: Rita Virginia Argollo, Betânia Maria Vilas Boas Barreto
Resumo: As potencialidades educativas da cibercultura relacionadas às TVs Universitárias (TVU), na contemporaneidade, compõem a tônica deste trabalho. A apropriação de saberes e a autonomia da Geração Digital, representada pelos jovens estudantes, estimula novas perspectivas de se pensar processos de aprendizagens direcionados a uma ideia de Ciberaprendizagem. Parte-se de experiências estudantis no âmbito da TV UESC (Ilhéus-BA) para refletir sobre as estratégias de construção de saberes das TVUs como TVs na web, discutindo suas possíveis fragilidades e competências educativas.
Autor: Luísa Guimarães Lima
Resumo: O objetivo geral deste artigo é apresentar um mapeamento da programação infantil da televisão brasileira, a partir de um fio condutor que observe as intersecções entre linguagem e estratégias de negócios. Interessa-nos lançar luz sobre o desenvolvimento da forma televisiva para crianças e sua relação com a maneira que as emissoras comerciais encontraram para lucrar com ela. Serão discutidas as influências da linguagem radiofônica, a relação com as agências de publicidade, os modelos de negócios. Por fim, analisaremos o papel das emissoras públicas de televisão e sua contribuição na tentativa de assegurar o Direito à Comunicação das crianças.
Autores: Clarissa Almeida e Alexandre Kieling, tradução e síntese