Revista ABTU | 2019 | Edição nº 6
Autores: Rodolfo Silva Marques, Ivana Claudia G. de Oliveira e Mario Camarão França Neto
Resumo: As TVs universitárias são realidades importantes no contexto da radiodifusão no Brasil. Como meio de comunicação mais relevante e de maior impacto junto à vida das pessoas, a televisão é dotada de, praticamente, uma onipresença no cotidiano brasileiro. Assim sendo, realizar uma discussão mais profunda, para profissionais da Comunicação Social, a respeito do funcionamento das emissoras universitárias no Brasil, tendo como objeto de avaliação a principal referência do tema na região amazônica – TV UNAMA – torna esse processo mais relevante e desafiador. O presente trabalho busca uma análise descritiva da TV universitária na formação de profissionais da comunicação na região, atuando como componente prático determinante para qualificação do egresso desde 2002/2003, resultando em níveis altos de satisfação no período acadêmico e enriquecendo a experiência do aluno.
Autores: Bruno Lara e Raíssa Santos
Resumo: O presente artigo representa e relata o processo, os métodos e os resultados da primeira pesquisa realizada sobre o público da UnBTV, a emissora de televisão da Universidade de Brasília. O objetivo foi identificar o perfil da audiência que acompanha o respectivo veículo. Embora a Universidade seja formada por pessoas com perfis socioculturais variados, a pesquisa revelou uma predominância de determinadas características de quem acompanha a UnBTV. A maioria é formada por mulher, estudante de graduação, jovem, de cor branca, com preferência pelas plataformas digitais. A principal demanda do público é para a TV concentrar a produção nas atividades, eventos e rotinas em geral da própria Universidade. Os resultados têm potencial para a emissora analisar a programação, os conteúdos, formatos das produções, estratégias e meios de divulgação, de forma a adequar os trabalhos aos telespectadores e internautas.
Autoras: Thayná Rafaela de Oliveira e Rose Mara Pinheiro
Resumo: O objetivo deste artigo é refletir sobre a trajetória da TV UFMS, televisão universitária da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que completa vinte anos em 2019 e consolida sua audiência e programação com a utilização do Facebook e integração com as redes sociais, se firmando como um veículo de educação, extensão universitária, cultura e divulgação científica. Desta forma, pretende-se compreender as mudanças no processo de produção audiovisual para uma televisão universitária cada vez mais abrangente e plural, que seja reconhecida pela comunidade universitária e externa e possa contribuir de maneira efetiva para a transformação social e acesso ao conhecimento produzido na universidade.
Autores: Gustavo Teixeira de Faria Pereira, Caroline Marino e Iluska Coutinho
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a representação da mulher e o cumprimento ou não dos princípios do jornalismo público a partir de dois programas jornalísticos da Rede Minas, o Minas em Rede e o Jornal Minas. Além disso buscaremos trabalhar os conceitos de dramaturgia do telejornalismo, telejornalismo de qualidade e telejornalismo local, já que esses são importantes no entendimento do histórico da construção dos programas jornalísticos em televisão. A escolha dos conteúdos analisados se deu a partir do Dia Internacional da Mulher, oito de março, e por isso foram investigadas matérias que tinham relação direta com a mulher. A metodologia utilizada foi a Análise da Materialidade Audiovisual, proposta por Iluska Coutinho, e que tem como objetivo a realização de uma investigação mais fiel ao conteúdo audiovisual, observando a sua complexidade e suas várias formas de linguagem presentes nas narrativas audiovisuais.
Autores: Vitor Pereira de Almeida, Iluska Maria da Silva Coutinho e Márcio de Oliveira Guerra
Resumo: O presente trabalho tem como proposta analisar como a principal TV pública do país, a TV Brasil realiza a cobertura do tema da regulamentação da mídia, tendo como referência seu programa de jornalismo em profundidade, o premiado “Caminhos da Reportagem”. A discussão sobre a TV pública no país se intensificou com a criação da EBC, e do surgimento da TV Brasil como um contraponto à lógica comercial das televisões brasileiras. As perspectivas de financiamento e o papel da TV pública na produção de conteúdos diversificados norteiam as inferências realizadas, tendo como proposta entender quais as diferenças no telejornalismo público ao cobrir um tema negligenciado na mídia comercial. À pesquisa bibliográfica se associa a análise da materialidade audiovisual de uma edição do Caminhos da Reportagem que trata da regulação da mídia.
Autores: Ana Cristina Salviato Silva e Helton Diego do Nascimento Kempe
Resumo: O propósito deste trabalho é investigar características educomunicativas em um programa da TV aberta voltado para o público infantil. O método de investigação utilizado foi a análise de conteúdo, pela qual o programa foi observado e categorizado e, posteriormente, analisado dentro das propostas da educomunicação. Para que o objeto analisado seja considerado educomunicativo, entende-se que ele deve, por meio das mídias e das novas tecnologias da informação, exibir conteúdo que promova educação para a cidadania e para o desenvolvimento humano. Observou-se que o programa em questão apresenta conteúdo educativo que atende aos preceitos do desenvolvimento humano, conforme a Agenda 2030 da ONU, sendo assim, educomunicativo. Entretanto, carece da ampliação da abordagem de outros conteúdos também presentes na Agenda.
Autores: Luiz Flávio Chinelato e Cláudio M. Magalhães
Resumo: O artigo teve o objetivo de compreender do premiado Projeto Latanet, da ONG Oficina de Imagens, executado nos anos de 1997 a 2008, em Minas Gerais/Brasil, enquanto exemplo que pode ser executado por emissoras do campo público, como as TVs Universitárias no sentido de formar conteúdo e contribuir para a possibilidade de formação de profissional na área audiovisual. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi bibliográfica e documental e visou conhecer a experiência do Projeto Latanet em relação aos conceitos de Educação, Inovação Social e Desenvolvimento Local a partir de análise da documentação disponibilizada. Os principais resultados apontaram para a articulação entre comunicação e educação no Projeto Latanet como um projeto inovador e replicável.
Autores: Marcelo Gonçalves Correia, José Dias Paschoal Neto e Maria Cândida de Oliveira Costa
Resumo: A televisão aberta é o principal veículo de comunicação de massa, podendo ser considerada, quando bem trabalhada, um importante veículo de educação para a cidadania e o desenvolvimento humano. Este trabalho teve como objetivo verificar se TVE Poços, cumpre o papel de educar por meio de seus programas O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa exploratória na grade de programação semanal da TV Poços, categorizando a programação em relação à grade de programação em Educativo e Não Educativo. Com os resultados obtidos, verificou-se a TV Poços cumpre o papel de educar por meio de seus programas, com a transmissão do conhecimento, possibilitando, assim, o exercício da cidadania e a promoção da educação e do desenvolvimento humano.