Ferramenta digital permitirá a troca de conteúdos entre emissoras de ensino superior em todo o país
A Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) lançou oficialmente a ABTU Play, uma plataforma de streaming voltada exclusivamente para a distribuição e o compartilhamento de conteúdos produzidos por TVs universitárias. O anúncio foi feito durante uma live no canal da entidade no YouTube, na última terça-feira (22/4).
Desenvolvida em parceria com a Futura Produções, a ferramenta oferece um ambiente digital seguro, intuitivo e colaborativo. A ideia é permitir que as emissoras publiquem seus conteúdos, gerenciem o acesso e compartilhem materiais com outras instituições de ensino, ampliando o alcance das produções acadêmicas e promovendo o intercâmbio entre as universidades.
“A ABTU Play é a realização de um desejo antigo da comunidade universitária. Construímos essa plataforma de forma conjunta, pensando na diversidade e na riqueza dos conteúdos que nossas TVs produzem”, afirmou o presidente da ABTU, Francisco Machado Filho.
A proposta é que cada emissora tenha autonomia para subir e organizar seus próprios conteúdos, mas que possa também contribuir para a construção de uma grande rede colaborativa. A tecnologia é 100% nacional e foi desenvolvida a partir de um modelo de micro serviços, com foco em acessibilidade, personalização e integração entre os associados.
“Pensamos em uma solução que atendesse, ao mesmo tempo, às necessidades técnicas e aos princípios do associativismo. A ABTU Play é uma plataforma feita por brasileiros, para brasileiros, e com total aderência às demandas das instituições públicas de ensino”, explicou Edmar Moraes, diretor de estratégia da Futura Produções.
A diretora da Agência de Comunicação Social e Científica da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, (UFMS), Rose Pinheiro, enfatiza o papel da comunicação pública e a importância da TV veicular suas produções na plataforma da ABTU. “A participação da TV UFMS é essencial para ampliar o alcance das nossas produções e realizar a troca de conteúdo com outras TVs universitárias, incentivando a constante melhoria e aperfeiçoamento da produção, que vai além do jornalismo e da informação de qualidade, mas que leva o conhecimento, a ciência, a educação de uma forma criativa e dinâmica, refletindo sobre as transformações e as tendências que também ocorrem no meio audiovisual”.
Para o ex-presidente da ABTU e atual diretor da Broadcast Media Lab, Fernando Moreira, resgatou o histórico de mobilização em torno da TV universitária no país. “Há mais de duas décadas, já sonhávamos com um espaço comum para compartilhamento de conteúdo. A ABTU Play representa esse sonho realizado com excelência técnica”, afirmou.
A ABTU Play já está no ar e pode ser acessada por todas as instituições associadas à ABTU e pelo público em geral. O conteúdo da plataforma é voltado para educação, cultura, ciência e cidadania, com curadoria das próprias universidades. A live de lançamento está disponível no canal da ABTU no YouTube e pode ser acessada aqui: https://www.youtube.com/watch?v=XcICbpjwWoU&t=675s