Fórum ABTU
O Fórum Nacional de Televisão Universitária realizou sua primeira edição em 1997, na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e, na ocasião, reuniu mais de 40 instituições de ensino superior. De lá para cá, o evento foi sediado alternadamente por instituições associadas à ABTU em todo o Brasil.
Ao contrário do boom de novas emissoras de TVUS causado pela Lei 8.977/95 (Lei do Cabo), quando inúmeras IES brasileiras foram motivadas a ocupar os canais universitários gratuitos, assegurados por lei junto aos operadores de TV a cabo, vivemos agora a consolidação da era do conteúdo de streaming, das multitelas, da convergência de mídias e de linguagens, o que reconfigura o lugar das TVs Universitárias e as convida a atualizarem seus objetivos e relações com diversos públicos.
A pandemia da Covid-19 fez com que todos os veículos de comunicação refletissem sobre as demandas urgentes, que incluíram desde formatos de transmissão e revisão da qualidade da imagem e som, até o imprescindível combate às fake news e a desinformação. Nunca se fez tão necessária a presença da comunicação plural, democrática e compromissada com a cidadania, a ciência e o bem-estar social, que são papéis fundamentais das TVs públicas e universitárias.
Em 2022, o Mapa 4.0 da ABTU aponta que somos, atualmente, cerca de 190 TVs universitárias em todo o Brasil, com representações de instituições públicas e privadas, produzindo conteúdos variados e que dialogam com diferentes áreas do conhecimento. O Fórum é uma oportunidade de reunir parte dessas emissoras para trocas, aprimoramentos e discussões de políticas para o desenvolvimento do campo público.
Histórico dos Fóruns
-
V - São Paulo/SP - 2001.
-
VI - Campo Grande/MS - 2002.
-
VII - Florianópolis/SC - 2003.
-
VIII - Salvador/BA - 2004
-
IX - João Pessoa/PB - 2005.
-
X - São Paulo/SP - Cinemateca Brasileira - 2007, com o tema: "A Universidade na TV Digital".
-
XI - Brasília/DF - CRUB - 2009, com o tema "Televisão Universitária: Instrumento de Ensino, Pesquisa e Extensão".
-
XII - João Pessoa/PB - 2011, com o tema "Informação, um canal integrador".
-
XIII - Fortaleza/CE - 2013, com o tema "A televisão universitária frente novos desafios da TV Pública".
-
XIV - Fortaleza/CE - 2015, com o tema "Televisão Universitária: O futuro é agora".
-
XV - São José dos Campos/SP - 2017, com o tema "Novas experiências audiovisuais para novos consumidores".
-
XVI - Fortaleza/CE - 2019, com o tema "As múltiplas telas das novas audiências".
-
XVII - Fortaleza/CE - 2021, com o tema "Qual o futuro das TVs Universitárias?".
VII Fórum ABTU - 2003